sexta-feira, 29 de outubro de 2010

ExpoManagement 2010: Do chat à mídia social

ExpoManagement 2010: Do chat à mídia social

Marcelo Lobianco apresenta em sua palestra na Mostra de conteúdos e soluções como reinventar negócios voltados à web

Está lançada a era de reinvenção e redescoberta da internet no Brasil. Com pouco mais de 15 anos de história, os números de usuários ativos no Brasil pularam de 30 mil em 1994 para nada menos que 67 milhões em 2009. 

Com a intenção de alcançar milhares de lares e ambientes de trabalho brasileiros, empresas e agências de publicidade buscam formas e modelos de negócios para propor novas experiências a estes usuários. Sob esta perspectiva, o palestrante Marcelo Lobianco, diretor comercial da Internet Group, apresentará a palestra 15 anos de internet: do chat à mídia social na Mostra de Conteúdo e Soluções da ExpoManagement 2010.

Como o executivo mesmo define, “começou com uma corrida do ouro que acabou em bolha”, no que se refere a toda a infraestrutura montada para receber uma revolução digital que não aconteceu, mas que permitiu que o preço de acesso à internet em todo o mundo despencasse. As empresas tem mesmo que correr, caso queiram estar bem posicionadas na web. “O início tímido, de banda estreita, apresentava algumas páginas estáticas em html, e-mail e salas de bate papo. Com a internet apelidada de 2.0, o modo que vivemos deverá ser reinventado”, afirma Lobianco.

Oferecer aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores, aumentar as relações comerciais e aproveitar o modo com que os usuários se posicionam no ambiente online, pode ser uma nova forma de gerar negócios, mas é preciso ter uma visão macro dos segmentos impactados por tais mudanças e também saber avaliar que modo a indústria da publicidade se posicionará daqui para frente.

Toda a história

O marketing tradicional, tido aqui como a televisão e os anúncios impressos, segue o rumo em direção ao social midia, que também provê os conceitos básicos do marketing direto, de geração de mídia e de branding, mas comresultado em tempo real, com análise de frequência e valor para o usuário, em um painel muito mais dinâmico e interativo.

As redes sociais, recursos de vídeo online e toda a interatividade que é possível se oferecer aos usuários atualmente tornaram-se importantes ferramentas para as empresas, mas estabelecer conceitos de marketing maravilhosos e não entregar o que promete já não funciona mais. Hoje, o cliente tem o poder nas mãos de detonar sua marca e é imprescindível ouvi-lo, oferecer bom atendimento on-line e garantir presença na rede.

Na visão de Lobianco, alguns segmentos já estão bem estruturados, como o e-commerce, o internet banking e alguns portais de notícias. Alguns segmentos são promissores e tendem a se reinventar, tais como oautomobilístico, o de imóveis e de turismo se souberem aproveitar a infinidade de oportunidades da web, que prevê um forte crescimento nos próximos cinco anos.
Cronologia

1994 
Com cerca de 30.000 usuários apenas, sendo basicamente educadores e pesquisadores de universidades, centros de pesquisa e órgãos do governo. A Embratel lança, neste ano em caráter experimental, o Serviço Internet Comercial (são escolhidos 5.000 usuários para testar o serviço). A conexão internacional é de 256 Kbps. 

1996
Surgem no país grandes provedores como Bol e Uol.

1998
O número de internautas brasileiros sobe para cerca de 2 milhões, de acordo com a Folha de S.Paulo e Datafolha. O Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking de países com maior número de pessoas conectadas, atrás apenas de EUA, Japão, Canadá, Grã-Bretanha, Alemanha, Austrália e Suécia.

http://www.hsm.com.br/editorias/expomanagement-2010-do-chat-midia-social

2000
Diversos jornais migram definitivamente para a internet, lançando seus portais de notícias. O jornal o Estado de São Paulo, o Estadão, o mais antigo dos jornais em circulação no Estado de São Paulo, lança em março de 2000, o portal www.estadao.com.br , com informativo em tempo real.

2007
O número de internautas residenciais no Brasil chegou a 18 milhões em junho, de acordo com o Ibope/NetRatings com uma média de tempo online de 22 horas e 26 minutos para os internautas residenciais.

2009
Mais de 67,5 milhões de internautas brasileiros, segundo o Ibope/Nielsen em dezembro de 2009. O Brasil é o 5º país com o maior número de conexões à Internet.

HSM Online
29/10/2010

Leia mais:

Adotando a mídia social para vender mais

Aprenda a engajar na sua rede social

A publicidade mudará para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário